• Fretes em Promoção
  • Compre em até 10x sem juros no cartão
0
Seu carrinho está vazio :(
BLOG

Barraca para acampar: como escolher o modelo ideal?

Publicado em 18.02.2021 |
36 visualizações

barraca para acampar

Vai acampar nos próximos dias e não sabe como escolher a barraca ideal? Não se preocupe, todo mundo que está começando já passou por isso e nós também. Por isso, resolvemos fazer esse artigo justamente pensando em quem não sabe a quais detalhes se atentar na hora de escolher a barraca para acampar. Confira o artigo e aprenda com a gente.

A importância de uma barraca para acampar


A barraca é um dos itens mais importantes para quem gosta de acampar. E escolher um bom equipamento vai evitar que você passe por perrengues que possam estragar a curtição de sua aventura.


Se você está começando, ainda não decidiu se o camping será frequente em sua vida, o ideal é que não saia gastando muito dinheiro em uma barraca. Você pode procurar por algo que atenda às necessidades básicas de acordo com o tipo de acampamento que pretende fazer.


Na verdade, quando falamos em barracas, não existe a que podemos considerar a melhor de todas. O que precisamos levar em consideração é o que você vai precisar. Cada barraca atende a uma necessidade específica e é isso que deve ser analisado na hora de comprar a sua.


Quando você ouvir alguém reclamando que passou por perrengues num acampamento, pode ter certeza que não estava com o equipamento adequado para o tipo de aventura. Entenda a seguir os tipos de acampamentos que existem, para você entender qual barraca escolher.

Tipos de acampamentos


Basicamente são três os tipos de acampamento. E eles devem interferir muito na sua escolha da barraca.

  • Camping com estrutura: existem locais que oferecem estruturas para facilitar ou tornar mais confortável sua aventura. Oferecem restaurantes, banheiros, entre outros.
  • Camping selvagem: sem nenhuma estrutura, é você e a natureza.
  • Trekking: é o acampamento onde se pratica também atividades como escaladas, trilhas, entre outras.


Existe uma barraca para cada tipo de camping. Recomendamos que procure um local que trabalhe com várias opções, como a SD Montanha.


Como escolher uma barraca para acampar


São vários itens que você deve levar em conta, tais como:

  • Peso da barraca
  • Tamanho / conforto
  • Sobre teto / piso
  • Impermeabilidade / revestimento
  • Costuras
  • Varetas
  • Ventilação
  • Peso da barraca


Este é um detalhe que muitos principiantes não se atentam. Talvez por acharem que não influencia porque a barraca irá no carro. No entanto, este item é percebido quando o aventureiro precisa carregar a barraca. Imagine caminhar por uma linda trilha, mas incomodado por estar carregando peso?

Apesar de o peso ser importante, não é apenas ele que deve ser levado em consideração. Algumas barracas são muito leves, mas economizam em outros itens importantes para compensar o peso. Muitas vezes a barraca mais leve falha em proteção, por isso é fundamental estar atento a todos os detalhes na hora de escolher uma barraca para acampar.

Tamanho e conforto

Uma barraca deve ter sempre um pouco mais de espaço do que o necessário. Isso porque você tem que levar em consideração que tem utensílios, roupas e bolsas que devem ser guardados dentro da mesma durante a noite. Calcule o espaço de aproximadamente uma pessoa para guardar as mochilas e outros apetrechos. Desta maneira você consegue garantir também seu conforto na hora de dormir.

O tamanho da barraca e o conforto que ela oferece influencia diretamente no sucesso do seu acampamento. Normalmente, é recomendado que para uma pessoa dormir confortavelmente um espaço de 210 centímetros de comprimento e 75 de largura.

Portanto, escolha bem se por acaso você tiver mais de 1.90 metros de altura. A maioria das barracas são dimensionadas considerando em média, 60 centímetros por pessoa. Trata-se de um espaço bem menor que uma cama de solteiro.

Fique atento também à altura da barraca. O mínimo recomendado é 50 centímetros de altura. Outra questão a ser considerada é por quanto tempo você pretende acampar. Isso porque o corpo pede mais conforto com o passar dos dias. Por isso, um lugar confortável para dormir é essencial para quem deseja passar dias acampando.

Sobreteto e piso da barraca para acampar

Footprint barraca para acampar

O sobreteto é o que protege a barraca do sol, das chuvas e dos ventos. No entanto, existem barracas que são totalmente cobertas pelo sobreteto e protegem muito bem daquelas chuvas fora dos planos. Por outro lado, algumas têm sobreteto parcial e aí, normalmente, a frente da barraca fica desprotegida.

Cuidado com isso. Algumas barracas vêm com um chapeuzinho na parte de cima. É bonitinho. Mas, é necessário ter um sobreteto, pois é o que irá proteger do tempo.

Outra dica para você ter maior conforto e proteção, é a utilização do footprint, também conhecido como piso da barraca. Trata-se de uma lona extra que protege a parte de baixo da barraca e aumenta o conforto.

Impermeabilidade

impermeabilidade barraca para acampar

Mesmo que se espere sempre por sol, as barracas para acampamento devem ter boa impermeabilidade. Esta característica vai depender do tecido usado na confecção da barraca e do revestimento deste tecido e é calculada usando a pressão que uma coluna de água exerce sobre o revestimento da barraca.

São vários os tipos de revestimentos. As barracas revestidas com poliuretano oferecem boa impermeabilidade. Mesmo em baixas temperaturas, se mantém impermeável e flexível. Já o silicone é outro revestimento que é leve, durável em baixas temperaturas. No entanto, em altas temperaturas podem exalar algum odor. Cuidado com os forros de PVC. Por ser muito barato é aplicado em barracas de baixa qualidade.

Costuras

costura barraca para acamparNão se esqueça deste item quando for escolher sua barraca. Se ela não for reforçada pode apresentar goteiras, mesmo tendo um bom tecido impermeável. Isso porque a água passa pelos furinhos da costura, independente da qualidade do teto.

Atualmente, a maioria das barracas já vem com costuras seladas. Mas é importante que você não deixe de verificar este item.

Varetas

vareta barraca para acampar

As varetas são as armações de sustentação da barraca para acampar. São elas que vão manter o equipamento montado em casos de ventos ou mal tempo.Procure por armações que ofereçam grande resistência a flexão e ruptura.

As mais confiáveis são fabricadas em alumínio e são as melhores, inclusive para o uso em montanhas, onde o vento é mais forte. As barracas iglus são ótimas opções também, pois economizam tempo na montagem e são autoportantes. No entanto, não são recomendadas para locais com vento, pois elas não necessitam dos specks para se manter montadas.

Ventilação

ventilacao barraca para acampar

Não se pode esquecer deste item, principalmente se você pretende acampar numa praia. O calor aumenta a sensação de abafamento, se a ventilação da barraca não for adequada.

Alguns modelos, para diminuir o peso, economizam em itens como zíper para o fechamento da barraca. No entanto, modelos mais confortáveis apresentam uma separação da área para dormir e outra parte menor, chamados de avanços. Desta forma, são duas portas, permitindo uma boa circulação de ar.

Vale também considerar a quantidade de portas e janelas, ao avaliar este item. O fechamento deve ter um zíper de boa qualidade, caso contrário, sua barraca para acampar pode se tornar inútil em pouco tempo.

Como você pode ver neste artigo, a escolha da barraca correta depende de vários itens. Compre sua barraca e embarque nesta aventura, para isso conheça a SD Montanha, que possui diversos tipos de barraca para cada estilo de camping.